sábado, 17 de novembro de 2012

Região do Ibirapuera, em São Paulo, terá Feira da Agricultura Limpa



Feira será inaugurada amanhã e contará com 30 barracas, que venderão produtos livres de produtos agroquímicos.
A partir deste sábado (10/11), o CDC Modelódromo do Ibirapuera, em São Paulo, receberá semanalmente a Feira da Agricultura Limpa e Produtos Orgânicos. Lá, o consumidor poderá encontrar frutas, verduras, legumes, grãos, carne e laticínios em cerca de 30 barracas. Tudo o que é vendido na feira é produzido na própria cidade de São Paulo sem a utilização de agroquímicos.

A feira do Ibirapuera será a terceira da cidade com produtos isentos de defensivos químicos - as outras estão localizadas no Parque Burle Marx, na zona sul, e no Parque do Carmo, na região leste de São Paulo.

Os alimentos que serão comercializados na feira fazem parte do Programa Agricultura Limpa, criado em 2010 para incentivar a produção agrícola em São Paulo. Todos os agricultores envolvidos na iniciativa recebem a assistência técnica da prefeitura da cidade e são certificados com o selo "Garça Vermelha", que garante boas práticas agrícolas. O Agricultura Limpa é coordenado pela Supervisão Geral de Abastecimento (Abast) de São Paulo.

Com a prática da agricultura em São Paulo, os produtores também contribuem para a preservação da natureza e manutenção do caráter rural das Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Bororé-Colônia e Capivari-Monos.“É a primeira vez que um projeto de agricultura no Brasil começa com o intuito de preservação ambiental, e foi assim que esse programa se deu início: para preservar as áreas de mananciais e produzir alimentos agroecológicos na cidade de São Paulo”, afirma o supervisor geral de Abastecimento do município, José Roberto Graziano.

Atualmente, a Abast tem um cadastro com mais de 400 produtores agrícolas. Na zona sul, onde ficam as Apas Bororé-Colônia e Capivari-Monos, 37 propriedades agrícolas já aderiram ao protocolo de Boas Práticas Agrícolas.

Fonte: http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI323717-18078,00-REGIAO+DO+IBIRAPUERA+EM+SAO+PAULO+TERA+FEIRA+DA+AGRICULTURA+LIMPA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário