sábado, 17 de novembro de 2012

Caminhada dos transplantados reúne 300 pessoas no Parque Ibirapuera



Cerca de 300 pessoas participaram hoje (11) no Parque Ibirapuera da segunda edição da Caminhada dos Transplantados.

São Paulo – Cerca de 300 pessoas participaram hoje (11) no Parque Ibirapuera da segunda edição da Caminhada dos Transplantados. O evento, que conta com pacientes já recuperados de transplantes, busca conscientizar a população da importância da doação de órgãos.  

“Em 2003 fiz transplante de coração com 57 anos. Hoje estou com 66 e me sinto muito melhor do que quando tinha quarenta e poucos. Agora posso andar, subir escada, posso correr. Antes eu sentia falta de ar até para ficar de pé. Mas ainda existem muitos companheiros morrendo por falta de órgão, e muita gente”, destacou Antonio Ferrari, que participou da caminhada.

De acordo com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor), a mortalidade na fila de espera no Brasil pode ultrapassar 50% dos pacientes no caso do coração e 30%, no caso do pulmão, devido principalmente à demora na doação do órgão.

“Poucas intervenções na medicina são tão reabilitantes como o transplante na vida dessas pessoas. Por outro lado, grande número de pacientes não consegue chegar ao transplante. A questão da doação de órgãos é fundamental. A gente tem sempre que levar isso em discussão, fazer com que as famílias discutam o transplante em casa, esse é um ponto fundamental”, destacou o médico do Incor, Fernando Bacal.

O evento foi promovido pelo Incor e pela Associação Brasileira dos Transplantados de Coração e Portadores de Insuficiência Congestiva (ABTC).

Fonte: http://bagarai.com.br/caminhada-dos-transplantados-reune-300-pessoas-no-parque-ibirapuera.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário