sexta-feira, 28 de março de 2014

Consumo de drogas e bebida vira preocupação em parques de SP


A bebida passa de mão em mão. A garrafa de vodca aos poucos fica vazia. Quem bebe são adolescentes de 13, 14, 15 anos. As rodinhas se concentram, principalmente, no gramado em volta da marquise do Parque Ibirapuera, onde jovens fumam cigarro e maconha. O cenário é comum no parque é era visto por quem passava pelo local na tarde de domingo (23). A prática foi flagrada pelo SPTV.

Os encontros ganharam força após a polêmica dos “rolezinhos” no início do ano. Em dezembro e janeiro, houve tumulto nos shoppings, e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), pediu que os adolescentes se concentrassem em espaços públicos.

A equipe do SPTV ficou duas horas no parque e não viu nenhum policial passar. Apenas uma viatura da Guarda Civil Metropolitana passou devagar, como se fizesse um ronda, mas não parou. Na semana passada, uma mochila cheia de maconha e munições foi apreendida pelos guardas numa quadra de basquete do Parque Ibirapuera. O dono fugiu.

No Horto Florestal, na Zona Norte, a situação é parecida. Os adolescentes se reúnem no meio da tarde, toda sexta-feira. Uma funcionária do horto diz que os encontros são marcados pela internet, sempre em horário de aula.

A Prefeitura informou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) está orientada a acionar o Conselho Tutelar quando presenciar jovens bebendo e usando drogas. Não foi o que aconteceu no domingo no Ibirapuera, no entanto, no período em que a equipe de reportagem do SPTV este no Parque Ibirapuera. Algumas pessoas afirmaram que deixam de frequentar por causa da situação.

A administração do Horto Florestal disse que não recebeu nenhuma reclamação até o momento e que tomou conhecimento por meio dos questionamentos da reportagem. A administração vai analisar possíveis providências.

O secretário da Segurança da cidade, Roberto Porto, afirmou que vai pedir à GCM que fique atenta a essa situação.

fonte: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/brasil/s%C3%A3o-paulo/24032014-113211-consumo-de-drogas-e-bebida-vira-preocupacao-em-parques-de-sp

Nenhum comentário:

Postar um comentário