Follow by Email

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Parque do Ibirapuera funcionará 24 horas aos finais de semana


O Parque do Ibirapuera, o mais tradicional da cidade de São Paulo e considerado o melhor parque da América Latina segundo usuários do TripAdvisor, funcionará 24 horas aos finais de semana. A decisão é oficial e a Virada Esportiva , que aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro de 2013, serviu de experiência de como funcionaria o Parque se aberto ininterruptamente, como foi durante o evento.
A Prefeitura de São Paulo conclui um plano de segurança para mantê-lo aberto das 5h de sábado até a meia-noite de domingo, aumentando o efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e contratando mais seguranças, além de reforçar a iluminação.
Segundo o secretário dos Esportes, nem todas as áreas do parque - 1,4 milhões de metros quadrados - podem ficar abertas nas madrugadas. "Por questões ambientais, algumas partes não serão acessíveis", relata, Celso Jatene.

Os visitantes poderão circular por uma área de meio milhão de metros quadrados que inclui toda a extensão da grande marquise, onde ficam os museus e o planetário. O restante do parque não ficará aberto porque os animais que vivem na área precisam de tranquilidade para descansar.

Os visitantes terão um horário a mais para fazer caminhadas, corridas, ou mesmo para andar de patins, bike ou skate.
O acesso será pelo portão dois, que fica na Avenida Pedro Álvares Cabral e somente pedestres poderão entrar. Será proibida a entrada de automóveis e esses deverão desocupar os estacionamentos até as 22h.

Nos dias comuns, a área verde fica aberta das 5 horas à meia-noite, mas algumas partes fecham antes, às 22 horas. Atualmente, cerca de 300 mil pessoas freqüentam o Parque do Ibirapuera aos sábados e domingos.

Curiosidades - Em 1951, o então governador Lucas Nogueira Garcez institui uma comissão mista – composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada – para que o Parque do Ibirapuera se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade.
A comissão foi criada e o arquiteto Oscar Niemeyer passou a cuidar do projeto arquitetônico do lugar, enquanto Roberto Burle Marx se responsabilizou pelo projeto paisagístico. O Ibirapuera como conhecemos hoje, foi entregue a São Paulo em 21 de agosto de 1954. Atualmente, ele é o parque mais freqüentado da capital paulista e com o maior número de atrações.

No início de suas atividades existiam roletas para controlar o número de visitantes e a entrada era paga. Ao menos essa era a intenção inicial, mas não perdurou.
Até os anos 80 era permitida a entrada de veículos e motocicletas nas ruas do parque. Aos poucos, a entrada de carros foi proibida e apenas os motociclistas podiam transitar nos arredores, desde que se dirigissem para o “zero”, um espaço destinado a eles, para se reunir e acelerar suas motos.
Desde então, o parque do Ibirapuera veio crescendo em atividades diversas e destinou o espaço exclusivamente para os pedestres.
O melhor Parque da América Latina - O Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, foi eleito o melhor parque da América Latina pelos usuários do TripAdvisor, um dos maiores sites de viagens do mundo.
No Ibirapuera, os amantes da natureza podem aproveitar o passeio para observar as cerca de 120 espécies de aves que o lugar abriga, fazer uma caminhada apreciando as flores e árvores do local, ou apenas descansar embaixo de uma sombra. Outra dica é conhecer o Viveiro Manequinho Lopes, onde há diversidade de plantas e uma estufa de orquídeas.

O parque também possui playgrounds reservados para crianças e a programação cultural também não fica de fora, já que o lugar abriga museus, pavilhão, exposições e o Auditório Ibirapuera, onde o público pode assistir a apresentações gratuitas.
Os visitantes também não podem deixar de conhecer o Planetário do local.
O Parque foi fundado em 1954 e, no início da colonização da Vila de São Paulo, o espaço foi ocupado por uma aldeia indígena.
'Autorama' fechará de meia-noite às 5h - O "autorama" do Parque do Ibirapuera vai fechar durante a madrugada. Alvo de reclamações, a área terá os portões fechados diariamente entre 0h e 5h - mesmo horário em que atualmente não é possível entrar no parque -, afirma o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Teixeira.
Campanha de Doação de Mudas - Desde agosto de 2013, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente vem promovendo uma campanha permanente de doação de mudas. São distribuídas para a população espécies de plantas arbustivas, herbáceas, medicinais, trepadeiras e aromáticas.
Junto com as mudas, as pessoas recebem um folheto explicativo contendo as principais informações do exemplar escolhido, como nome técnico, modo de plantio e altura. Para retirar uma muda, basta comparecer à Marquise aos sábados e domingos, no período das 10h às 16h.
Entretenimentos - São oferecidas inúmeras atividades no Parque do Ibirapuera. Desde esportes, cursos, yoga, parquinhos para as crianças, oficinas de artes e músicas, locação de bikes e outros.

Para locar uma bike, é necessário se cadastrar, levando comprovante de endereço, RG e CPF. Atualmente o valor é de R$ 5,00 a cada hora.
Skate e patins na Marquise - O uso do skate e patins deve ser feito nas áreas centrais da marquise, enquanto as áreas periféricas são destinadas aos pedestres. Existe sinalização com adesivos na Marquise indicando o uso.
Já o uso das bicicletas e skates longboard deve ser feito em outros locais do Parque, como a ciclovia e a ladeira da Preguiça (de segunda à sexta-feira das 6h à 24h e aos sábados, domingos e feriados das 6h às 12h e das 18h às 24h.)
Serviço
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral (Portão10) - Vila Mariana
Área: 1.584.000 m²
Funcionamento: diariamente das 5h às 0h
Fone: (11) 5574-5045

Entrada para pedestres:
- Avenida IV Centenário, portões: 05, 06 e 07A;
- Avenida Pedro Álvares Cabral, portões: 02, 03, 04, 09 e 10.
- Avenida República do Líbano, portões: 07, 08 e 09A.
Entrada para veículos:
- Av. Pedro Álvares Cabral – Portões: 03 (cartão zona azul) e 10 (somente veículos credenciados).
- Av. República do Líbano – Portão 07 (cartão zona azul).
Horário dos portões:
- Portões: 02, 03, 05 e 10, das 05h às 24h.
- Portões: 04, 06 e 09, das 05h às 22h.
- Portões: 07, 08 e 09A, das 06h00 às 20h.
- Portão: 07A, das 07h às 17h.
Ciclofaixa:
Aberta aos domingos e feriados, das 7h às 16h.
Ônibus:
175T-10 – Metrô Santana – Metrô Jabaquara
477U-10 – Heliópolis – Shop. Iguatemi (Cir.)
509M-10 – Jd. Miriam – Term. Princ. Isabel
5154-10 – Term. Sto. Amaro – Est. da Luz
5164-21 – Cidade Leonor – Pq. Ibirapuera
5175-10 – Balneário São Fco. – Pça. da Sé
5178-10 – Jd. Miriam – Lgo. São Francisco
5185-10 – Term. Guarapiranga – Pq. D. Pedro II
5194-10 – Jd. São Jorge até Apurá – Lgo. São Francisco
5300-10 – Term. Sto Amaro – Term. Pq. D. Pedro II

Fonte: http://www.webrun.com.br/h/noticias/parque-do-ibirapuera-funcionara-24-horas-aos-finais-de-semana/15129

Nenhum comentário:

Postar um comentário