Follow by Email

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Chegada da São Silvestre não será mais no Ibirapuera



Para encerrar o calendário esportivo de 2012, a cidade de São Paulo recebe a 88ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre. A principal prova de rua da América Latina promete fortes emoções e reunirá cerca de 25 mil corredores de todas as partes do mundo.

Mais do que um alto nível de competição, a prova é uma festa do esporte. Vários corredores visam a  terminar o ano de forma saudável, agradável e com muita diversão pelas ruas paulistanas.

Este ano, a organização da prova e a Confederação Brasileira de Atletismo fecharam um acordo para possibilitar a presença de um homem e uma mulher de cada estado e dos países da América do Sul para compor a elite “B”.

Para integrar este grupo, entretanto, os corredores precisaram fazer  inscrição e enviar um currículo com tempos mínimos obtidos nos últimos 12 meses de provas oficiais. O tempo exigido para o pelotão masculino foi de 51 minutos, em 15 quilômetros, e para o feminino foi de 59 minutos.

Ao longo de sua história a corrida de São Silvestre passou por diversas mudanças. No começo as provas aconteciam à noite, mas a partir de 1989 passaram a ser realizadas no período da tarde, assim possibilitava maior segurança e conforto aos atletas. Em 2012 o evento acontece pela primeira vez no período da manhã, como outras grandes competições realizadas no resto do mundo.

Novidades

O percurso teve algumas mudanças. A principal é que a chegada volta a acontecer na Avenida Paulista. Em 2011, os corredores terminaram a prova no Parque do Ibirapuera, em uma área transformada em um verdadeiro lamaçal. Neste ano, a primeira largada será às 7h10, para portadores de deficiência. Às 8h40 começará a prova da elite feminina. A largada geral será às 9h.

Brasil tenta retomar o topo

A São Silvestre promove todos os anos um duelo interessante. Os atletas brasileiros sempre batem de frente com os corredores africanos, principalmente com os perigosos quenianos, que costumam aprontar.

Entre os homens, o Brasil aposta suas fichas em Giovani dos Santos, que venceu a Volta Internacional da Pampulha, e ficou em 14º lugar na Meia Maratona. Além dele, estão na briga Damião Ancelmo, melhor corredor brasileiro na prova de 2011, Giomar Pereira da Silva, José Marcio Leão da Silva, Gilmar Lopes, entre outros.

Do lado feminino, na última edição, a vitória ficou com Tariku Bekele, da Etiópia, com o tempo de 43min35s.

A relação de brasileiras que lutam pela primeira posição é forte. Os destaques são Sueli Pereira, terceira melhor brasileira na São Silvestre do ano passado, com o nono lugar, além de quarta colocada na Maratona de São Paulo e vice-campeã da Volta da Pampulha, ambas em 2011; Marily dos Santos, primeira colocada no ranking da Confederação Brasileira de Atletismo; e a experiente Maria Zeferina Baldaia, campeã de 2001.

No ano passado, quem saiu com a vitória foi a corredora do Quênia, Priscah Jeptoo, com o tempo de 48min48s.

Cuidados com o corpo

Neste ano a grande novidade é a largada pela manhã; segundo especialistas,  existem as vantagens e desvantagens dessa mudança para o preparo físico.

Na véspera da corrida é recomendável que não faça exercícios pesados, uma leve caminhada é o suficiente. Em relação ao jantar do dia 30 de dezembro, é aconselhável comer carboidratos (massas) e evitar as proteínas (carne, leite e queijos),  e dormir, no mínimo, seis horas na noite antes da prova.

No dia da corrida, a dica é acordar duas horas antes da competição. O alongamento tem que ser feito vinte minutos após acordar. Roupas leves e um calçado confortável ajuda a ter um bom desenvolvimento na corrida.

O café da manhã deve ser leve e consumido uma hora antes da largada. Os especialistas pedem para não tomar medicamentos e relaxantes musculares antes da prova.

Na Avenida Paulista, 15 minutos antes de largar, o participante de fazer aquecimentos, sem alongamentos, com pequenos trotes. Dada a largada o corredor deve se hidratar com poucos goles d’água e procurar sempre manter o ritmo que treinou durante o ano. Qualquer sintoma de dores no peito, desidratação, falta de ar, tontura ou algum sintoma ortopédico, a recomendação é que pare imediatamente e procure um médico.

Fonte: http://www.panoramabrasil.com.br/esportes/sao-silvestre-reune-25-mil-em-sua-88%C2%AA-edicao-id100371.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário