quinta-feira, 2 de maio de 2013

De Portugal a Bolívia, 1ª Parada Migrante apresenta danças e músicas típicas de 12 países no Ibirapuera



Dos acrobáticos passos dos cossacos russos à influência afro-boliviana do Caporales, o Parque do Ibirapuera recebe a 1ª Parada Migrante. No dia 5 de maio, 12 grupos de comunidades da Rússia, Croácia, Alemanha, República Tcheca, Itália, Bolívia, Peru, Lituânia, Ilha da Madeira e Coreia apresentam as cores, ritmos e sabores da dança e música típica mundial. A partir das 15h, com entrada Catraca Livre.

Ao sudoeste da costa portuguesa, o Grupo Folclórico Casa Ilha da Madeira resgata o folclore e a etnografia da ilha lusitana. Formado por representantes de diversas idades, o grupo interpreta o cotidiano dos imigrantes, usando instrumentos típicos de trabalho e domésticos, além de retratar brincadeiras e jogos tradicionais. A banda é acompanha por acordeom, braguinha (cavaquinho), rajão (mini-viola), viola de arame, flauta, violino, brinquinho (chocalho com castanholas), ferrinhos (triângulo), reco-reco e bumbo.

Há 26 anos, o Grupo Folclórico Kantuta Bolívia apresenta as diferentes facetas da cultura boliviana. No espetáculo, a companhia apresenta a tradicional dança afro-boliviana dos Caporales, que simboliza os capatazes dos escravos negros trazidos para o país nos tempos coloniais.

Em busca da valorização e divulgação dos elementos culturais estrangeiros, o objetivo dos organizadores é a consolidação do projeto dentro do calendário de eventos culturais de São Paulo.

Fonte: http://catracalivre.com.br/geral/agenda/barato/de-portugal-a-bolivia-1a-parada-migrante-apresenta-dancas-e-musicas-tipicas-de-12-paises/

Nenhum comentário:

Postar um comentário