quarta-feira, 15 de maio de 2013

Parque Ibirapuera e Mercadão estão entre locais que terão wi-fi



A Prefeitura de São Paulo divulgou esta semana a lista dos 120 parques, praças e terminais que terão internet wi-fi gratuita. Entre os locais beneficiados estão o parque Ibirapuera (zona sul), o parque Villa-Lobos (zona oeste) e o Mercadão (no centro).
O pré-edital da Prodam (empresa municipal de tecnologia) aponta ainda a estimativa de usuários simultâneos em cada um dos locais, que podem chegar a 24.200 usuário, em um espaço de 6,7 milhões de metros quadrados. A Folha de S.Paulo já havia divulgado os primeiros locais que formavam um lote-piloto para cotação de preços.
A licitação será por lotes com 18 praças cada e vai contemplar também a periferia. Inicialmente, o usuário não terá que fazer cadastro para acessar a internet, mas a empresa terá que prever essa possibilidade, caso solicitada.
O wi-fi terá que funcionar 24 horas por dia com velocidade mínima de 512 Kbps (quilobytes por segundo) por usuário para download e upload. A conexão terá que garantir acesso inclusive a vídeos e VoIP (telefonia via internet).
O documento não informa a estimativa de custo da licitação nem o cronograma de implantação.
Segurança
Uma dupla de guardas da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo encontraram uma maneira de acompanhar a agilidade dos frequentadores do parque Ibirapuera. Eles se ofereceram para usar skates e patins durante as patrulhas no local, na zona sul da capital paulista.
A ação, por enquanto, só funciona nos fins de semana, durante a tarde. A GCM informou que a intenção é aproximar a guarda dos skatistas e patinadores que frequentam o parque, para orientá-los sobre o uso correto dos equipamentos de segurança e evitar acidentes com animais e pedestres.
A GCM disse que o projeto foi criado para por causa dos acidentes que ocorrem durante a prática desses esportes. Se a ação testada pelos guardas Algelene Aparecida Rocha Silva e Marcos Paulo Lyra funcionar, ele será expandido a outros parques e praças da cidade, como a Rooseevelt, no centro.
O Ibirapuera recebe cerca de 250 mil visitantes por fim de semana.

Fonte: http://www.tnonline.com.br/noticias/geral/58,187800,12,05,parque-ibirapuera-e-mercadao-estao-entre-locais-que-terao-wi-fi.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário