sexta-feira, 8 de julho de 2016

Instalação de 'pista de skate futurista' para Bienal do Ibirapuera é suspensa

Abra de artista sul-coreana requer grande buraco no gramado do parque.
Conselho Gestor não aprovou e obra está parada.

A instalação de uma obra de arte que vai ser parte da 32ª Bienal de São Paulo, está dando a maior polêmica no Parque Ibirapuera. É uma grande escultura de concreto em forma de pista de skate que, pra ser acomodada, precisa de um buraco no gramado - que já foi cavado. Só que o Conselho Gestor do parque diz que não aprovou e, agora, a obra está parada.
A Bienal só começa em 10 de setembro, mas a futura instalação de um dos participantes já está causando no gramado próximo ao prédio. Foi aberto esta semana um buraco de três metros de profundidade por 14 de largura, com uma quantidade de terra e areia suficiente para encher 15 caminhões.
A ideia é construir uma pista côncava com drenagem, coberta de concreto. Ela será pintada com tinta fosforescente para brilhar a noite e terá uso livre para skatistas.
A obra artística que se chama arrogação é de autoria da artista sul-coreana Chu Yong Ei.
Obra de artista sul-coreana prevê uma pista de skate pintada com tinta fosforecente (Foto: TV Globo/Reprodução)
Obra de artista sul-coreana prevê uma pista de skate pintada com tinta fosforecente (Foto: TV Globo/Reprodução)
Ela é conhecida por criar trabalhos minimalistas mas de grande impacto visual. Obras semelhantes já foram expostas na França e na Inglaterra.
Mas o buraco nesse momento está mais para polêmica do que para arte.  As secretarias municipais do verde autorizaram a obra por ser uma instalação temporária. Mas o conselho gestor do parque disse que não foi consultado oficialmente sobre o assunto. Na noite desta quinta-feira (30) o departamento de parque de São Paulo pediu que a obra fosse interrompida
No documento em que autoriza a instalação da obra, o Departamento de Patrimônio Histórico diz que a aprovação só terá validade depois de passar pelo Conselho Gestor do parque e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A Prefeitura da Capital diz que a obra vai ficar suspensa até a análise do Conselho Gestor do parque, o que deve ser feito na semana que vem. A Prefeitura reforça que a instalação é temporária e que foi aprovada por três órgãos de gestão do patrimônio da capital.

fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/07/instalacao-de-pista-de-skate-futurista-para-bienal-do-ibirapuera-e-suspensa.html

Encontro Famílias Ativas movimenta Parque do Ibirapuera


O sábado (02/07/16) foi de diversão e busca por uma vida mais ativa pelos ciclistas que estiveram no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Cerca de 10 famílias se reuniram na manhã ensolarada para trocar experiências sobre atividades físicas e saúde, além de passearem com suas bikes em um percurso animado.

Diversão foi garantida para as crianças Foto: Christina Volpe/Webrun
Fabio Nitschke Gomes, do blog Ativitae foi um dos organizadores do evento. Ele contou que tem dois filhos e desde pequeno os estimula no esporte. “Eles tornaram crianças super interessadas, esse ambiente é o normal para eles. A vontade de pedalar e ter uma vida mais saudável veio naturalmente, eles são o
tipo de crianças que podemos levar para fazer caminhadas e passeios mais naturais sem problema algum”, diz.
Fábio já pedalou mais de 3.500 quilômetros com seus filhos Foto: Christina Volpe/Webrun
Para ele o encontro foi especial também pela troca de experiências, fora do mundo digital. “No blog falamos muito do outdoor, então nada melhor do que ir para a vida real e estarmos juntos. A principal ideia é mostrar que é possível sim manter uma vida ativa, cheia de esporte com os filhos em qualquer fase”, diz. “Já pedalei quase 3.500 quilômetros com os meninos entre passeios na cidade e outros”, diz.

Um dos filhos de Fabio, o pequeno Théo, estava feliz e bem animado com o passeio. “Eu gostei muito de hoje, adoro pedalar”. Consciente, ele já mostra que a nova geração vem com um pensamento diferenciado. “Meu passeio favorito é andar de bicicleta na ciclovia. O lugar que mais gosto é na Paulista, acho que a cidade tinha que ter mais ciclovias”.
Fábia Soncini, jornalista e criadora do projeto Brasil Especial também estava presente. A jornalista é mãe de Luna, que tem paralisia cerebral, e desde seu nascimento a família transformou sua rotina e hoje eles vão a eventos para mostrar que é possível viver fora dos brinquedos eletrônicos, independente da situação da criança. “Depois que começamos a passear com ela, tanto com o carrinho de corrida, quanto com o bike trailer percebemos que seu desempenho melhorou muito”, diz.

Segundo Fábia o nascimento de sua filha foi um incentivo para começar um esporte novo. “Só meu marido pedalava antes, então foi uma mudança total na minha vida. Já fizemos o caminho de Santiago de Compostela, Caminho da Fé e o da Luz, entre muitos outros”, diz.

Um dos papais que esteve presente no evento era Felipe Coelho Barreto, ele e sua esposa Bruna, têm dois filhos e procuravam incessantemente uma forma para andar de bike com as crianças. “Nós adorávamos passear, mas com a chegada dos meninos tivemos que revezar os passeios para um ficar com eles e outro ir pedalar. Um dia vimos o bike trailer e piramos, na mesma hora já pesquisamos o que era aquilo. Uma semana depois já tínhamos encomendado o nosso e isso salvou os domingos, já que agora podemos levar a família inteira, picnic, bola e todo o resto. Aproveitamos muito”, diz.
O evento teve apoio do Ativitae, Bike Trailer Brasil, Cilclofemini, Bike.Tv, Kailash, Thule e nós do Webrun. Em breve haverá uma próxima edição.

fonte: http://www.webrun.com.br/h/noticias/encontro-familias-ativas-movimenta-parque-do-ibirapuera/16836