sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Chegada da São Silvestre não será mais no Ibirapuera



Para encerrar o calendário esportivo de 2012, a cidade de São Paulo recebe a 88ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre. A principal prova de rua da América Latina promete fortes emoções e reunirá cerca de 25 mil corredores de todas as partes do mundo.

Mais do que um alto nível de competição, a prova é uma festa do esporte. Vários corredores visam a  terminar o ano de forma saudável, agradável e com muita diversão pelas ruas paulistanas.

Este ano, a organização da prova e a Confederação Brasileira de Atletismo fecharam um acordo para possibilitar a presença de um homem e uma mulher de cada estado e dos países da América do Sul para compor a elite “B”.

Para integrar este grupo, entretanto, os corredores precisaram fazer  inscrição e enviar um currículo com tempos mínimos obtidos nos últimos 12 meses de provas oficiais. O tempo exigido para o pelotão masculino foi de 51 minutos, em 15 quilômetros, e para o feminino foi de 59 minutos.

Ao longo de sua história a corrida de São Silvestre passou por diversas mudanças. No começo as provas aconteciam à noite, mas a partir de 1989 passaram a ser realizadas no período da tarde, assim possibilitava maior segurança e conforto aos atletas. Em 2012 o evento acontece pela primeira vez no período da manhã, como outras grandes competições realizadas no resto do mundo.

Novidades

O percurso teve algumas mudanças. A principal é que a chegada volta a acontecer na Avenida Paulista. Em 2011, os corredores terminaram a prova no Parque do Ibirapuera, em uma área transformada em um verdadeiro lamaçal. Neste ano, a primeira largada será às 7h10, para portadores de deficiência. Às 8h40 começará a prova da elite feminina. A largada geral será às 9h.

Brasil tenta retomar o topo

A São Silvestre promove todos os anos um duelo interessante. Os atletas brasileiros sempre batem de frente com os corredores africanos, principalmente com os perigosos quenianos, que costumam aprontar.

Entre os homens, o Brasil aposta suas fichas em Giovani dos Santos, que venceu a Volta Internacional da Pampulha, e ficou em 14º lugar na Meia Maratona. Além dele, estão na briga Damião Ancelmo, melhor corredor brasileiro na prova de 2011, Giomar Pereira da Silva, José Marcio Leão da Silva, Gilmar Lopes, entre outros.

Do lado feminino, na última edição, a vitória ficou com Tariku Bekele, da Etiópia, com o tempo de 43min35s.

A relação de brasileiras que lutam pela primeira posição é forte. Os destaques são Sueli Pereira, terceira melhor brasileira na São Silvestre do ano passado, com o nono lugar, além de quarta colocada na Maratona de São Paulo e vice-campeã da Volta da Pampulha, ambas em 2011; Marily dos Santos, primeira colocada no ranking da Confederação Brasileira de Atletismo; e a experiente Maria Zeferina Baldaia, campeã de 2001.

No ano passado, quem saiu com a vitória foi a corredora do Quênia, Priscah Jeptoo, com o tempo de 48min48s.

Cuidados com o corpo

Neste ano a grande novidade é a largada pela manhã; segundo especialistas,  existem as vantagens e desvantagens dessa mudança para o preparo físico.

Na véspera da corrida é recomendável que não faça exercícios pesados, uma leve caminhada é o suficiente. Em relação ao jantar do dia 30 de dezembro, é aconselhável comer carboidratos (massas) e evitar as proteínas (carne, leite e queijos),  e dormir, no mínimo, seis horas na noite antes da prova.

No dia da corrida, a dica é acordar duas horas antes da competição. O alongamento tem que ser feito vinte minutos após acordar. Roupas leves e um calçado confortável ajuda a ter um bom desenvolvimento na corrida.

O café da manhã deve ser leve e consumido uma hora antes da largada. Os especialistas pedem para não tomar medicamentos e relaxantes musculares antes da prova.

Na Avenida Paulista, 15 minutos antes de largar, o participante de fazer aquecimentos, sem alongamentos, com pequenos trotes. Dada a largada o corredor deve se hidratar com poucos goles d’água e procurar sempre manter o ritmo que treinou durante o ano. Qualquer sintoma de dores no peito, desidratação, falta de ar, tontura ou algum sintoma ortopédico, a recomendação é que pare imediatamente e procure um médico.

Fonte: http://www.panoramabrasil.com.br/esportes/sao-silvestre-reune-25-mil-em-sua-88%C2%AA-edicao-id100371.html

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Flanelinhas intimidam motoristas no Parque Ibirapuera


Nesta época, famílias param na região para ver show de luzes de Natal. Guardadores dizem que são cadastrados.

O show de luzes do Natal Iluminado do Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, é uma das atrações mais concorridas nesta época de fim de ano. Reportagem do SPTV desta sexta-feira (21) mostrou a ação de flanelinhas que intimidam motoristas que tentam estacionar os carros na região.
Um dos flanelinhas cobra R$ 20 pela vaga. Outro, aceita que o produtor do SPTV pague R$ 10. Um dos guardadores sugere que o motorista estacione em um ponto de ônibus. “Isso vai encher. É show das águas. Deixa tudo certo para nós, que a gente ajuda a manobrar.”

Os guardadores dizem que são cadastrados. Um rapaz conta que o dinheiro é dividido entre pelo menos dez pessoas. Ele também deixa claro que sem pagar, o motorista não para.
Atualmente, em todo o estado de São Paulo, 500 guardadores de carro têm o registro no Ministério do Trabalho. Entretanto, esse registro não dá o direito de cobrar nenhum valor do motorista. A ação é ilegal e a remuneração tem que ser espontânea.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/12/flanelinhas-intimidam-motoristas-no-parque-ibirapuera.html

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Interligação ao Parque do Ibirapuera também funcionará durante a noite




Ciclofaixa da Paulista terá horário ampliado nas semanas antes do Natal. Ciclistas poderão circular das 22h de sábado às 16h de domingo.

A ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista e sua interligação ao Parque do Ibirapuera funcionarão no período noturno nos fins de semanas que antecedem o Natal. Ela estará aberta das 22h de sábado (15) às 16h de domingo (16). O mesmo acontecerá nos dias 22 e 23. O objetivo é incentivar os moradores a visitar da decoração natalina de bicicleta.
A decoração de Natal da Avenida Paulista foi inaugurada na noite de sexta-feira (7). Um palco de cerca de mil metros quadrados, localizado entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo. A tradicional árvore no Parque Ibirapuera deve ser inaugurada no domingo (9).

Normalmente, as ciclofaixas funcionam aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h. Esse trecho da Avenida Paulista e sua interligação ao Parque do Ibirapuera possui 24,2 quilômetros de extensão.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que montará com um esquema especial de trânsito para garantir a segurança dos ciclistas, pedestres e motoristas e para manter a fluidez do trânsito.
Ciclofaixas
O restante do percurso da Ciclofaixa de Lazer Sul/Oeste e as demais ciclofaixas da cidade serão ativados normalmente, das 7h às 16h. A malha cicloviária da cidade de São Paulo possui 230,2 km de extensão, sendo 108,5 km de ciclofaixas distribuídas pela cidade.
Ciclofaixa de Lazer Sul/Oeste - liga os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, Avenida Chedid Jafet, Rua Funchal, Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e Avenida Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco). Tem 45 km de extensão.
Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte - liga a Praça Heróis da F.E.B. à Estação do Metrô Parada Inglesa, permitindo acessar também o Parque da Juventude, com 8 km de extensão (4 km em cada sentido). Em outubro, entrou em operação o prolongamento interligando a ciclofaixa à Ciclovia Braz Leme. O percurso é feito pela Avenida Santos Dumont e possui 500 metros de extensão nos dois sentidos.
Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste - liga a Avenida Governador Carvalho Pinto ao o Parque Linear Engenheiro Werner Zulauf-Tiquatira. Tem 14 km de extensão (7 km em cada sentido).
Ciclofaixa de Lazer Paulista-Centro - ambos os sentidos da Avenida Paulista, ligando a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz. Esse trecho é interligado ao Centro da cidade através do eixo Vergueiro-Liberdade. Ao chegar à região central, o percurso passa por pontos turísticos históricos, como o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, o Mosteiro São Bento, as praças Dom José Gaspar, Franklin Roosevelt e da Luz, conectando-se ao Elevado Costa e Silva, totalizando 21,8 Km de extensão.
Ciclofaixa de Lazer Paulista-Ibirapuera - liga a Praça Osvaldo Cruz ao Parque do Ibirapuera pelo eixo Vergueiro-Domingos de Morais-Jabaquara-Indianópolis, com 19,2 Km.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/12/ciclofaixa-da-paulista-tera-horario-ampliado-nas-semanas-antes-do-natal.html

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Atibaia e Perdões participam do Campeonato Brasileiro e Inter Estados de Kung Fu 2012 no Ibirapuera


As cidades de Atibaia e Bom Jesus dos Perdões serão representadas no Campeonato Brasileiro e Inter Estados de Kung Fu 2012, através das Equipes de Kung-Fu Garra de Águia.  As disputas acontecem no próximo domingo, 9 de dezembro, no Ginásio Mauro Pinheiro - Ibirapuera (Rua Abilio Soares, 1300 - Ibirapuera - São Paulo).

O Atleta Gustavo dos Santos Tavares, de 11 anos, que se classificou para o Campeonato Brasileiro em duas categorias, representará Atibaia e Perdões, disputando com atletas de todo o Brasil, na categoria Avançado Formas de Mãos e Armas.

A equipe convida a população para participar e prestigiar o evento.

Mais informações com o Prof. Sérgio (Atibaia), pelo telefone,  11-7166-9614, ou com Inst. Alexandre (Bom Jesus Perdões), pelo telefone  11-8372-8310.

Fonte: http://www.atibaia.com.br/noticias/noticia.asp?numero=26840

Natal no Gelo: pista de patinação no Ibirapuera terá entrada grátis


Atração será inaugurada na próxima segunda-feira (10/12/12), próxima à famosa árvore de Natal

Natal no Gelo 2011: no ano passado, a pista foi montada embaixo da Ponte Estaiada. Em 2012, será próxima ao Parque do Ibirapuera

Uma pista de patinação no gelo será aberta na segunda-feira (10), próxima à tradicional árvore de Natal do Parque do Ibirapuera, na Zona Sul da capital. A atração é gratuita.

A pista tem capacidade para receber até 60 pessoas simultaneamente e deve atender cerca de 1.200 visitantes por dia. Para patinar, é necessário apresentar documento com foto, preencher um termo de responsabilidade e ter, no mínimo, 5 anos de idade. Menores de 14 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis. Crianças abaixo de 5 anos poderão se divertir no trenó conduzido pelos monitores, que são atletas de patinação.

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo (Seme) e funcionará até dia 23 de dezembro, diariamente, das 14h às 22h.

Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/natal-no-gelo-paulistanos-tem-pista-de-patinacao-gratis-noticias